top of page

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

A odontologia estética é a área que cuida do seu principal cartão de visitas: o sorriso. Isso quer dizer que além de tratar problemas de saúde bucal, tem um compromisso com a autoestima e o bem-estar do paciente.

Por isso, a estética lida com a beleza em duas dimensões a objetiva e a subjetiva. A beleza objetiva é aquela baseada na análise do objeto em si. Isso significa que ele possui propriedades que o tornam admirável, como o formato dos dentes, a cor e alinhamento.

A subjetiva é agradável e apresenta qualidades muitas vezes escondidas ou mesmo não perceptíveis em um primeiro olhar. No entanto, são carregadas de valor, criando uma sensação de harmonia e bem-estar, assim como a exuberância de um sorriso natural, mesmo que modificado.

A importância do sorriso para a odontologia estética

O sorriso é uma das mais importantes expressões faciais. É essencial para expressar diversas emoções, entre elas a alegria, simpatia e apreço. É um verdadeiro meio de irradiar saúde e autoconfiança!

Uma das melhores características que uma pessoa pode ter é um sorriso que mostra dentes belos e naturais e gengivas saudáveis. Caso contrário, pode apresentar diversos problemas com a autoestima.

Por isso, a odontologia estética é essencial na vida de muitos pacientes com problemas como dentes mal alinhados, descoloridos e manchados ou até mesmo a ausência deles. Muitas vezes esses pacientes cobrem a boca ao sorrir ou sorriem com os lábios fechados para esconder a má aparência do sorriso.

O mesmo vale para gengivas doentes que apresentam sinais e sintomas nítidos de inflamação.

A correção desses problemas bucais por meio da odontologia estética podem produzir mudanças dramáticas na aparência, que muitas vezes resultam em uma maior confiança do paciente em ambientes sociais. Os efeitos positivos no sorriso muitas vezes contribuem para melhorar autoimagem e autoestima.

A busca pelo sorriso estético e natural

Grande parte das pessoas sabe que um belo sorriso desempenha um papel fundamental na sensação de bem-estar e na estabilidade emocional.

Impulsionados pelo desejo de viver uma vida melhor, os pacientes têm procurado cada vez mais tratamentos dentários estéticos, a fim de alcançar um belo sorriso.

Desta forma, a odontologia estética que foi introduzida há mais de trinta anos, tem experimentado um aumento de popularidade após um refinamento da importância dos conceitos de estética dentária.

Para que esses conceitos combinem de forma harmônica com a face do paciente, o dentista precisa ser um profissional experiente. Em qualquer tratamento estético, existe a necessidade de consideração de uma aparência natural e funcional.

A aparência artificial e não funcional pode levar a um resultado menos satisfatório. Portanto, a consideração mais importante na construção de um sorriso bonito na odontologia estética é a atenção aos detalhes objetivos e subjetivos.

Lentes de contato de porcelana

Esse tipo de tratamento é um dos procedimentos estéticos dentários mais procurados pelos pacientes quanto o assunto é renovação total do sorriso.

As lentes de contato de porcelana são utilizadas para modificar a forma, a cor e até mesmo os espaços entre os dentes. Os laminados deste material são usados para o recobrimento do lado externo dos dentes, aderindo-se ao esmalte.

Uma das principais características das facetas de porcelana é sua superfície lisa e de cor natural. Sua estrutura cristalina confere propriedades ópticas semelhantes ao esmalte do dente e são resistentes às manchas, além de ter longa duração.

Pelo fato da faceta ser uma camada fina de porcelana, com uma espessura semelhante a uma lente de contato, ela permite restaurar os dentes de forma pouca invasiva em diversas situações, como:

  • descoloração e manchas por antibióticos e fluorose;

  • dentes que foram submetidos a tratamento de canal;

  • dentes escurecidos pela idade;

  • dentes com pequenas fissuras e defeitos na superfície do esmalte, causados pelo envelhecimento ou trauma;

  • restaurações antigas que apresentam desgaste e manchamento;

  • fechamento de espaços entre os dentes naturais.

Restaurações com porcelana

A crescente procura pelos procedimentos estéticos dentários é, em grande parte, devido aos avanços em restaurações de porcelana pura.

A porcelana é biologicamente compatível e bem tolerada, tanto pelos tecidos duros (dentes) como pelos tecidos moles (gengiva) da boca.

Atualmente, as restaurações de porcelana do tipo metal-free são consideradas mais agradáveis e com melhores resultados estéticos. Translucidez, estabilidade de cor e brilho permitem uma maior duração, na maioria dos casos.

A porcelana pode ser escolhida para aplicação de:

  • faceta laminada;

  • coroa em porcelana sobre dente;

  • coroa de porcelana sob o implante;

  • ponte fixa de vários dentes em porcelana.

Um dente deste material, corretamente elaborado com cor e formato condizentes aos dentes presentes, muitas vezes, não pode ser diferenciado visualmente.

 

Resinas composta

As resinas compostas têm sido um dos maiores avanços na odontologia e no desenvolvimento dos procedimentos estéticos dentários.

Elas estão disponíveis com diferentes graus de translucidez e sua facilidade de manipulação e combinação de cores as tornam uma alternativa para o tratamento estético das lesões cariosas de dentes anteriores e posteriores. As restaurações em resinas compostas são feitas diretamente nos dentes.

Muitos pacientes perguntam sobre a durabilidade das restaurações com este material. A vida útil de uma restauração estética em resina depende de muitos fatores, incluindo:

  • a natureza e extensão da lesão de cárie;

  • o procedimento escolhido para o tratamento;

  • a qualidade do material de restauração utilizado;

  • principalmente, a habilidade do cirurgião dentista.

Outros fatores, como a higiene oral do paciente, a oclusão e hábitos adversos também devem serem levados em consideração. As resinas compostas são a alternativa estética para as antigas restaurações metálicas em amálgama.

Tradicionalmente, essas restaurações eram conhecidas como incrustações metálicas. Hoje, novos materiais como cerâmicas, resinas laboratoriais e cerômeros substituem o metal, proporcionando resultados estéticos incríveis e duradouros.

bottom of page