TRATAMENTO DE CANAL
O tratamento de canal é um dos procedimentos mais comuns realizados em odontologia. É indicado para pacientes com estágios avançados de cáries ou que sofreram traumas nos dentes.
Canal é um termo utilizado para descrever a cavidade no interior do centro do dente, onde está contida a polpa dentária – o feixe nervoso.
Esse feixe nervoso estende-se da câmara pulpar até a ponta da raiz do dente. Uma vez formado o dente, a única função da polpa dentária é sensorial – fornecer a sensação de quente ou frio. A presença ou ausência da polpa dentária não afetará o funcionamento do dente.
A dor de dente, dor na mandíbula e na maxila são queixas comuns. A dor pode se manifestar por meio de pressão no dente ou através de estímulos quentes ou frios.
Se a dor persistir por mais de 15 segundos após a remoção do estímulo, certamente a polpa dentária — porção nervosa do dente — está sob um processo inflamatório. À medida que a dor aumenta, ela pode irradiar para o rosto, o ouvido ou todo o maxilar.
Por isso é importante comparecer à visita periódicas com o dentista e verificar a necessidade de um tratamento de canal para aliviar a dor do paciente.
Veja como funciona passo a passo o procedimento de tratamento de canal:
-
acesso — é a primeira parte do processo em que o profissional realiza a abertura do canal para ter acesso à polpa infectada;
-
remoção — parte em que é retirada a parte que ocasiona dor no paciente: o tecido pulpar. Desta forma a camada interna sensorial do dente é esvaziada;
-
realização da obturação — é feito o selamento da cavidade que foi esvaziada.