TRATAMENTO DE GENGIVA
A gengivite e periodontite são doenças ocasionadas, na maioria dos casos, pela falta de uma higiene bucal adequada. Os estágios iniciais acontecem quando a placa bacteriana se acumula na região entre o dente e a gengiva.
Casos não sejam tratados, esses problemas podem se desenvolver e ocasionar inflamações sérias, que danificam os tecidos periodontais (tecido que sustenta a raiz do dente) e podem levar a perda dos dentes. Nos casos mais avançados dessas patologias, as bactérias e micro-organismos podem entrar em contato com a corrente sanguínea e ocasionar problemas até de coração, no caso da endocardite bacteriana, uma complicação da periodontite.
Gengivite
Entre a gengivite e periodontite, esta é considerada a mais branda das doenças periodontais. Apesar de amena em seu estágio inicial, essa condição pode evoluir para uma doença mais grave, a periodontite.
A gengivite é conhecida por causar inchaço na gengiva e sangramento. Mas, em muitos casos, essas alterações são leves e pequenas, e podem passar despercebidas, o que pode ocasionar danos mais graves.
O resultado dessa inflamação e infecção é uma possível destruição dos tecidos que suportam e sustentam os dentes — gengiva e osso — levando à mobilidade dos dentes e, consequentemente, à sua perda.
Até mesmo o caso mais leve de gengivite tem o potencial de se transformar em uma doença periodontal prejudicial se não for tratada adequadamente.
Embora é comum a gengivite não causar dor, existem alguns sinais e sintomas que podem apontar a presença da doença:
-
gengivas vermelhas ou inchadas;
-
sangramento ao escovar;
-
halitose (mau hálito);
-
sensação de gosto ruim na boca;
-
gengivas retraídas;
-
gengiva com aspecto lustroso e brilhante;
-
gengivas sensíveis ao toque e a escovação.
Periodontite
A periodontite é uma doença inflamatória crônica ou aguda da gengiva e do periodonto, que causa destruição do tecido conjuntivo, do ligamento periodontal, perda óssea e, consequentemente, perda dos dentes.
Como resultado da má escovação dos dentes e da falta do uso do fio dental regularmente, ocorre a formação de um biofilme responsável pela formação da placa bacteriana.
Mais de 500 tipos diferentes de micro-organismos patógenos estão presentes na placa bacteriana. Eles liberam uma grande variedade de produtos e subprodutos biologicamente ativos, incluindo peptídeos quimiotácticos, toxinas proteicas, lipopolissacarídeos (endotoxinas) e ácidos orgânicos.
Essas moléculas difundem-se no tecido gengival e iniciam uma resposta inflamatória que resulta na gengivite.
Infelizmente, muitas pessoas não conseguem manter a higiene bucal adequada, permitindo que um processo de inflamação continue de forma despercebida.
Para evitar doenças como a gengivite e periodontite, conheça algumas práticas corretas de escovação dos dentes e uso do fio dental para realizar todos os dias. Também não deixe de fazer visitas regulares ao dentista, ele pode perceber esses problemas muito antes de desenvolverem para casos críticos.